BENDITO SEJAS, CONVENTO DA PENHA! - Maria Francisca

 29 de março de 2024 

 

Elevo meus olhos ao alto e vejo-te. Elegante, altivo, quase petulante. Imagino-te longe, bem longe, distante dos mortais, tamanha a tua beleza e imponência.

Crio coragem e resolvo visitar-te.

Subo aquela ladeira de pedra, a famosa Ladeira da Penitência, passo a passo, chego cansada ao alto, mas extasiada pela beleza do lugar. Olho ao redor, vejo o Exército, a Marinha, a Ponte, sigo o olhar para Vitória, seu belo mar, retorno o olhar para o Morro do Moreno. Só beleza.

Subo a escadaria, olho para o outro lado e vejo Vila Velha, seu mar, suas praias.

Fico ali pasma, banzando!

Entro na Igreja.  Sem sentir, ajoelho-me frente ao altar. Tudo é silêncio, convite à oração. O coração aquieta-se e penso em Maria: Nossa Senhora da Penha. Nossa Senhora das Alegrias está na Igrejinha de São Francisco, no Campinho.

A curiosidade, junto à religiosidade adquirida desde a infância, instiga o desejo de conhecer a tua história, Convento da Penha! Pois já não estás tão distante. Pareces amigo.

Nasceste de um sonho de Frei Pedro Palácios, Frade Franciscano, pela sua devoção à Nossa Senhora das Alegrias, cujo quadro trouxe da Europa e foi colocado na Igrejinha de São Francisco, lugar onde escolheu ficar, segundo a lenda. Diz-se que o quadro sumiu algumas vezes e sempre aparecia no alto do morro, entre duas palmeiras. Frei Pedro decidiu, então, que ali deveria construir uma capela, onde foi pendurada a pintura.

Depois, foste construído, sobre esse penhasco, e uma grande imagem de Maria, trazida de Portugal pelo mesmo Frei, fora ali colocada, com o nome de Nossa Senhora da Penha.

O escritor e historiador Francisco Aurélio (http://g1.globo.com/espirito-santo/festa-da-penha/2016/noticia/2016/03/lenda-de-imagem-de-nossa-senhora-conta-historia-do-convento-da-penha.html) afirmou  que o  nome foi dado pelo povo, uma vez que Igreja ficava sobre um rochedo, ou seja, na Penha.   Quem ia ao Convento dizia, segundo ele: Vou à Igreja que fica na Penha. E Maria recebeu o nome de Nossa Senhora da Penha e tu ficaste com este belo nome: Convento da Penha, guardado, desde sempre, pelos Franciscanos, devotos, como São Francisco, de Nossa Senhora das Alegrias.

Ficaste tão famoso com Nossa Senhora da Penha que todos os anos há uma festa que atrai milhares de pessoas, de todos os cantos do Estado e do País, para louvar Maria e, dizem, é a terceira festa religiosa mais importante do Brasil.

Hoje, moro em Vila Velha e vejo-te como amigo. Belo como sempre, mas perto, bem perto de mim, para admirar-te quando olho para o alto, ou quando te visito, subindo, arfando, tuas ladeiras, sempre em oração, aproveitando os momentos de paz e alegria, e daquela bela floresta que te rodeia, sempre sob os auspícios de Nossa Senhora das Alegrias.

De lá, vejo as cidades e admiro os prédios, as ruas, os mares… Faço minhas orações, contemplo o mundo, penso na vida, nos humanos e seus mistérios.

E sinto-me no céu.

Maria Francisca –  do livro: “Nossas Cidades: Corpo e alma.

COMENTE:

Responder


Maria Francisca Lacerda
Poeta e escritora.
Espírito Santo - Brasil.


Receba nossas novidades:

Arquivos por mês: